A Escola recebeu da Secretaria de Educação do Estado um kit de instrumentos musicais para serem utilizados de forma pedagógica pelos alunos e professores.

Quinta-feira passada (25 de março), um grupo de professores inaugurou oficialmente os instrumentos, em uma apresentação musical realizada na quadra esportiva da escola, durante o momento de acolhida. Toda a comunidade escolar recebeu esses instrumentos com grande empolgação, uma vez que eles poderão ser usados como um importante mecanismo de difusão artística e cultural dentro da escola.
A Escola participou, no dia 17 de março deste ano, do Encontro de Socialização dos Projetos de Educação Científica e Ambiental, realizado no auditório da 9ª CREDE. Participaram Coordenadores, professores e alunos das escolas estaduais, técnicos da SEDUC e da anfitriã 9ª CREDE.

O objetivo era socializar os projetos de Educação Científica e Ambiental das escolas estaduais, fomentar e apoiar as ações de educação ambiental.

A Escola José Maria Falcão, em 2009, abordou o tema “O Lixo” como projeto de educação ambiental, orientado pela professora Telma com os alunos da escola. Eles aprenderam a importância da reciclagem e os problemas referentes à falta de conhecimento da população.

Aula prática na FIC.

No dia 13 de março a professora de enfermagem Liduína Nunes conduziu os alunos do 2º ano de enfermagem da Escola José Maria Falcão à FIC (Fortaleza) para a aula prática no laboratório de anatomia. O objetivo era prepará-los para a introdução da disciplina CUIDANDO DO CLIENTE/PACIENTE CLÍNICO. Os alunos puderam perceber a complexidade estrutural e anatômica humana. Esta visita (aula prática), contou ainda com a presença da professora de química Telma e o professor de física Laércio.
     

Com. Domínio Digital

No dia 22 de março iniciaram as aulas do Projeto Com.Domínio Digital, que tem por objetivo a inserção de jovens no mercado de trabalho, com o desenvolvimento de competências comportamentais e ligadas a Tecnologia da Informação.O Projeto possibilita ao jovem a construção e sistematização de conhecimentos, em função de um desejo de intervenção social e produtivo. Ele interrelaciona as ações, organizadas em forma de projetos, motivando e envolvendo os jovens em um processo contínuo de planejamento, ação e reflexão.
O Projeto tem duração de 8 meses: As duas turmas formadas por 50 jovens matriculados em cada turma. As áreas de formação são: DPS (Desenvolvimento Pessoal e Social), CRT(Contexto das Relações do Trabalho), TIC(Tecnologia da Informação e Comunicação), Oficinas Específicas de Prática Administrativas e Empreendedorismo, Vivência Prática e Acompanhamento à Inserção do Mercado de Trabalho.

O Com.Domínio Digital tem a intenção de provocar a melhoria das condições gerais de vida dos jovens e impactar indiretamenta nas vidas de suas família, das suas comunidades e da região onde vivem. Esse é o objetivo do Instituto Aliança, Seduc, 9ª CREDE, EEEP José Maria Falcão e os demais parceiros.

Início do ano letivo

A E.E.E.P. José Maria Falcão começou o ano 2010 com novidades no quadro de professores. Considerando que este ano teremos maior número de alunos comparados com o ano passado, referente as duas novas turmas do 1º ano, os novos educadores foram recebidos com espectativa e garantiram a confiança e o apoio da Escola.

Outra novidade é o Com. Domínio Digital que funcionará somente a noite e a preferência são os alunos do 3º ano da Escola José Maria Falcão.

Segue abaixo a relação dos professores da E.E.E.P. José Maria Falcão:

EIXO PROFISSIONAL
Português (Aristóteles e Denise), Matemática (Flávia e Vladiere), Física (Laécio Santiago), Química (Telma), Sociologia (Edilberto), Filosofia (Rafael), Educação Física (Cleuder), História (Tiago), Geografia (Conceição), Biologia (Zeneida), Laboratório de Ciências (Ana Nery), Laboratório de Informática (Wandel e Risiane), Multimeios (Margareth, Socorro Evangelista e Lúcia) e Espanhol (Beatriz).

EIXO PROFISSIONAL
Enfermagem (Liduína, Carlos e Vanessa), Técnico de Segurança (Paulo Roberto, Marcos, Cilene, Patricia, Talvanes e Francisco), Informática (Leandro, James, Auricélio, Rafael Sanzio e João Paulo).
"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)