Projeto: Política e Cidadania

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na terça-feira ( 27/09 ), alunos da Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão. Eles participaram do projeto “O parlamento e sua História”, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto ( Malce ).
A visita faz parte do desenvolvimento das atividades ministradas nas disciplinas de Filosofia e História. Rafael Oliveira, professor de Filosofia, afirma que os alunos têm a chance de visualizar na prática o que é apresentado em sala de aula sobre política, democracia representativa e cidadania.
Os jovens foram recepcionados pelo diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão, no plenário 13 de Maio. Ele explicou o funcionamento da casa aos estudantes. Falou sobre as 18 comissões técnicas que tratam dos mais diversos temas de interesse da sociedade como saúde, cultura e juventude.
Na ocasião, Carlos Alberto também destacou processo de votação dos projetos e abertura dos trabalhos no Plenário.
A aluna Monalisa Fontenele, 15 anos, legitima a ida a Assembleia: “ A visita vai fazer com que a gente se interesse mais por política”, contou a jovem, que também destacou que vai passar aos pais o que aprendeu.
Na visita, os alunos conheceram ainda o Espaço do Povo, o Malce e a rádio FM assembleia. Além disso, assistiram a um vídeo institucional no Auditório Murilo Aguiar, seguido de palestra com o historiador Carlos Pontes.







E E E Profissional José Maria Falcão visita o Memorial da Cultura Cearense


Os alunos da E E E Profissional José Maria Falcão realizaram na tarde do dia 09 de setembro uma visita ao Memorial da Cultura Cearense, localizado no Centro Cultural Dragão do Mar. A visita visa a realização do projeto Viva Nordeste, que tem por objetivo promover a valorização da história e da cultura da nossa região. A ideia dos organizadores é ampliar o enfoque dos assuntos relacionados com o Nordeste dentro das atividades cotidianas da escola.
“É extremamente satisfatório vislumbrar a empolgação e o entusiasmo de nossos alunos diante dos elementos culturais nordestinos encontrados na exposição. Ter a oportunidade de trazê-los até aqui é gratificante na medida em que muitos até então nunca tiveram a possibilidade de visitar uma exposição que retrate a cultura de nosso povo”, ressalta Rafael Oliveira, professor de Filosofia.
Ainda estão previstas outras atividades como exibições de filmes, apresentações artísticas como danças típicas, cantorias, emboladas, exposição de xilogravuras, etc. Todas essas atividades servirão de embasamento para a culminância do projeto, prevista para novembro.



E.E.E.P. José Maria Falcão participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro


Neste ano, os estudantes da E.E.E.P. José Maria Falcão comemoraram uma das datas cívicas mais importantes do calendário nacional, o Dia da Independência do Brasil, com uma belíssima apresentação de sua Banda no Desfile Cívico pelas ruas da cidade de Pacajus, estando também presentes alunos estagiários do Curso Técnico em Informática.
A apresentação contou com a participação massiva dos estudantes que compõem a banda, onde eles tiveram a oportunidade de tocar surdos, taróis, pratos, baquetas e outros instrumentos. Sendo eles os grandes protagonistas desta festa com a apresentação da fanfarra, acompanhados por professores e funcionários.
Foi montado um palco na avenida em que as escolas municipais fizeram o desfile cívico, estando presentes autoridades como Prefeito Pedro José, Secretário de Educação e de outras secretárias, representante da 9ª CREDE,  onde todos os convidados e a população de Pacajus puderam prestigiar o desempenho de nossa banda.



Diretora da E.E.E.P. José Maria Falcão participa do Seminário Educação Profissional Técnica em Nível Médio para a Saúde em Brasília

A Diretora da E.E.E.P. José Maria Falcão Vitória Maria Cunha participou no período de 30 a 31 de agosto do Seminário Educação Profissional Técnica em Nível Médio para a Saúde em Brasília – DF. Este seminário tem foco na educação profissional técnica de nível médio para a saúde e teve como perspectiva ampliar parcerias para a construção e desenvolvimento de políticas que resultem na ordenação de formação de recursos humanos para a saúde, estabelecida pela Constituição Federal, como atribuição do Sistema Único de Saúde.
O Seminário contou com a participação de 400 representantes dos Institutos Federais, escolas públicas e filantrópicas, da SGTES, do CONASS, do CONASEMS, ETSUS e organização de trabalhadores em saúde, tendo como objetivo principal discutir as diretrizes e programas de políticas de saúde e educação.
Entre as programações podemos citar as mesas redondas abordando temas como:
• Panorama internacional da educação técnica profissional de nível médio;
• A formação técnica profissional de nível médio no âmbito da política nacional de educação;
• Panorama nacional da educação técnica profissional de nível médio considerando o eixo tecnológico ambiente, saúde e segurança;
• Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio.


"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)