PLANEJAMENTO POR ÁREA NA EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO

Os planejamentos por área que acontecem todas as semanas são sempre voltados para a busca constante da qualidade profissional dos docentes assim como de uma educação voltada ao aprimoramento dos discentes.

Estas reuniões trazem sempre textos reflexivos sobre o fazer pedagógico e proporcionam debates acerca dos aspectos relevantes que fazem uma educação de qualidade. Sempre acompanhadas pela coordenação, em especial a professora Roselena Fernandes e o professor Edijafre Muniz.

VISITA AO FLISOL

Os alunos do curso de Informática da EEEP José Maria Falcão, acompanhados pelos professores João Paulo e Rafael Sánzio participaram no último sábado do FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – que aconteceu na Faculdade 7 de Setembro, em Fortaleza.

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América-latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano.

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em casa país/cidade/localidade), organizam simultâneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social. (http://flisol.info/FLISOL2014/Brasil)

O evento teve uma programação intensa click aqui e confira. Embora o grande número de atividades nossos alunos souberam explorar cada uma delas. É a EEEP José Maria Falcão em busca da qualidade profissional dos seus alunos.

 

FORMATURA JOSÉ MARIA FALCÃO 2013

O dicionário Houaiss traz a seguinte definição de intrépido:  adj.s.m. que (m) não tem medo; corajoso. Assim define a EEEP José Maria Falcão, as turmas dos cursos de Comércio, Enfermagem, Informática e Secretaria Escolar, pois ao ingressarem no ano de 2011 nesta escola, cheios de expectativas e diante de uma nova rotina, já que saiam de um contexto educacional de meio período para um de período integral. Coragem e perseverança para uma nova realizadade onde a adaptação era imprescindível, faziam-se necessárias e, intrépidos se fizeram. Parcerias foram criadas entre professores, núcleo gestor, enfim, entre a comunidade José Maria Falcão e estes alunos.

Estratégias pedagógicas foram discutidas ao longo deste período a fim de ofertarem a estes grupos um ensino profissional que os fizesse garantir seu espaço no mercado de trabalho ou, pelo menos proporcionar-lhes uma igualdade de concorrência, uma vez que o objetivo desta escola é prepará-los para os desafios que enfrentarão.

Todos estes desafios foram encarados e vencidos. O resultado? A formatura. Um ciclo se fecha. Abre-se um novo. Um mundo de oportunidades emerge e, a EEEP José Maria Falcão acredita ter cumprido seu papel ao entregar a estas quatro áreas de atuação, novos profissionais e deseja a todos os formandos de 2013 que a estrada não tenha fim e que novas conquistas sejam galgadas e alcançadas.













CAMPANHA DA FRATERNIDADE


As comemorações da Semana da Páscoa na EEEP José Maria Falcão tiveram início com a exploração da temática da Campanha da Fraternidade "Fraternidade e Tráfico Humano".

De 14 a 16 de abril a Escola promoveu exposição de painéis que tratavam do tráfico humano e suas finalidades. Dentre estas estão o trabalho escravo, a retirada de órgãos e a exploração sexual. Temas estes abordados nos painéis.

A culminância se deu com um momento reflexivo trazido pelo Professor Paulo Elienay e pela Professora Lenita Santos, onde foram contadas histórias bíblicas que fazem referência ao significado da Páscoa e interpretadas músicas gospel  pelas vozes aveludadas da Professora Lenita e da aluna Jéssica Helen do curso de Administração. Presentes os professores, funcionários e Núcleo Gestor.



REUNIÃO PPDT



A Professora Roselena Fernandes, coordenadora dos professores diretores de turma, conduziu nesta quarta-feira reunião que trouxe em sua pauta as novas diretrizes para a aplicação das avaliações diagnóstica e bimestral. Houve um amplo debate acerca da nova proposta.

A Professora Roselena ressaltou a importância da nova proposta e destacou também outros tópicos relevantes ao tema.

Estiveram presentes os professores diretores de turma Adriano Anjos, Denise Santos, Douglas Cavalcante, Lenita Santos, Mailson Rocha,  Natália Alves, Simony Santos e Telma Maia.


DESTAQUES MULTIMEIOS


Destaques Multimeios é uma iniciativa do Centro de Multimeios que visa estimular os alunos a se tornarem leitores assíduos. Uma das formas de estímulo é  a divulgação dos títulos e fotos daqueles que mais leram durante o mês no painel da Sala de Multimeios e nos blogs.  Aqui divulgamos os destaques de fevereiro e março.

 

X OBB - OLÍMPIADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO NA X OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
No último sábado, 5 de abril,  aconteceu em todo o Brasil a primeira fase da X Olimpíada Brasileira de Biologia que tem dentre  seus objetivos “despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos”  e “estabelecer relações amistosas entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos”, abraçando esses objetivos assim como a essência desta proposta a EEEP José Maria Falcão parabeniza a todos os alunos participantes e deseja um bom desempenho nos resultados.  
 

ACOLHIDAS JMF

ACOLHIDA DA TURMA DO 2º ANO DE SECRETARIA ESCOLAR
Na última sexta-feira, 14 de março, sob a regência da professora Simony Santos os alunos do 2º ano do curso de secretaria escolar realizaram a acolhida. A temática drogas foi abordada através de esquete (termo utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, com menos de dez minutos de duração) encenada pelos alunos.

Em parceria com o Centro de Multimeios, não só no projeto Por dentro do Assunto: Drogas, mas também na homenagem ao dia Internacional da Mulher, o 2º ano secretaria, o núcleo gestor bem como os professores fizeram
a entrega de mensagens a todas as mulheres e jovens mulheres que fazem a EEEP José Maria Falcão.
 
 

PPDT JMF

ENTREGA DE KIT's AOS PROFESSORES DIRETORES DE TURMA

O professor Marcos Felipe, diretor da EEEP José Maria Falcão, realizou no dia 13 de fevereiro passado a entrega do kit’s do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT. Presentes no evento os coordenadores Werbson Falcão e Roselena Fernandes.




 


"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)