ENCERRAMENTO DA III COPA JMF

No dia 19 de setembro teve início na  EEEP José Maria Falcão a III Copa JMF, durante este período o evento contou com as  seguintes modalidades esportivas: futsal masculino e feminino, vôlei, tênis de mesa, basquete e xadrex. 

Nesta manhã foram realizados dois jogos de futsal, o primeiro jogo dos times femininos, LDB x Master Girls que teve como campeão o LDB e logo depois o futsal masculino com a equipe Aztecas consagrando-se campeã depois de vencer o time dos Titãs.

A EEEP José Maria Falcão em nome da comissão organizadora da III Copa JMF agradece a todos os alunos/atletas e professores pela participação, empenho e dedicação no evento e parabeniza aos campeões da III Copa JMF. Aztecas e  LDB.




ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA GERAÇÃO


 

Aconteceu ontem, 26 de novembro no Centro de Convivência do Cambeba, O Encontro de avaliação e planejamento do programa Geração da Paz. O evento apresentou as ações promovidas durante este ano e expôs as propostas para 2015. A EEEP José Maria Falcão esteve presente com a Coordenadora professora Roselena Fernandes, a professora Iracema Nepomuceno e os  alunos Abinadab da Silva e Monalisa  Rocha, ambos, alunos do 2° ano do curso de Informática.


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E GERAÇÃO DA PAZ

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. (texto extraído de http://www.brasilescola.com)
 
A promoção da geração da paz faz parte do cotidiano da JMF. Hoje, dia em que se comemora a  Consciência Negra, os alunos da EEEP José Maria Falcão dão continuidade às apresentações do projeto "África. O coração do Brasil".  Na exposição dos murais temáticos os alunos contam um pouco da história e cultura dos negros.

Algumas escolas investem em pessoas. Outras no futuro. 
A nossa investe no futuro das pessoas.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo loiro, traz na alma,
 quando não no corpo, a sombra, 
ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...” 
Gilberto Freire, Casa grande e senzala.
 
Na segunda-feira, dia 17, aconteceu na EEEP José Maria Falcão a abertura da Semana da Consciência Negra. O projeto denominado “África. O coração do Brasil. Minhas raízes contam minha história”, idealizado pelos professores Simony Santos, Adriano Anjos, Tiago Batista, Lenita Santos, Paulo Elienay e Nélio Rodrigues.

O projeto objetiva valorizar a cultura negra, seus afrodescendentes e afro-brasileiros na escola e na sociedade.

A abertura do projeto contou com a participação da comunidade de remanescentes dos Quilombolas da localidade da Base, alunos da escola Neli Gama Nogueira e do grupo de capoeira Água de beber. As comemorações foram encerradas com o desfile da Beleza Negra que teve como vencedores o casal Jamilly Nogueira e João Lucas, alunos dos 2º ano do curso de Secretaria Escolar e do curso de Informática, respectivamente.

Estiveram presentes na cerimônia a Secretária da igualdade racial de Pacajus, Helânia Lourenço, a Professora Edna Egídio, O presidente da Associação dos Remanescentes dos Quilombolas, senhor Sebastião Silva.

A culminância do projeto acontecerá no dia 05 de dezembro e conta com a participação de toda a comunidade escola. Venham prestigiar mais esse evento dos alunos JMF.



Algumas escolas investem em pessoas. Outras no futuro. 
A nossa investe no futuro das pessoas.

ALUNO JMF É 3º LUGAR NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA -   é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar de forma voluntária.

Os alunos das turmas dos 1º, 2º e 3º anos sob a orientação dos professores Douglas Cavalcante e Laécio Santiago participaram da OBA que aconteceu no dia 16 de maio deste ano.
 
O aluno do 3º ano do Curso de Informática da EEEP José Maria Falcão, Adriano da Costa Silva, foi premiado com 3º lugar na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A JMF parabeniza o aluno Adriano e ressalta a importância do prêmio recebido.

Algumas escolas investem em pessoas. Outras no futuro. 
A nossa investe no futuro das pessoas.

JMF E ENEM

Começou ontem, 05 de novembro, o ciclo de ações promovidas pela EEEP José Maria Falcão que visam renovar as forças dos alunos e motivá-los para este momento primordial em suas vidas.

O ENEM é hoje requisito para o ingresso nas universidades públicas. Portanto, na reta final desta corrida, onde os alunos estão cansados e ansiosos, entra em ação a Escola em seu papel fundamental de estimular seus alunos sobre a importância de se realizar uma boa prova e o quanto a inteligência emocional  neste momento é importante.

Daí, com esta preocupação, é que a JMF promoverá até sexta-feira: palestras, aulões, atividades lúdicas afim de proporcionar uma leveza a esses jovens que terão que enfrentar uma árdua batalha até a universidade.

Boa sorte aos alunos JMF 

Algumas escolas investem em pessoas. Outras no futuro. 
A nossa investe no futuro das pessoas.



"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)