NOTA DE ESCLARECIMENTO



NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão sente a obrigação de vir a público esclarecer um fato ocorrido no último dia 14, sexta, a saber: uma de nossas alunas proferiu comentários infelizes e inoportunos aos alunos da EEM Padre Coriolano em suas redes sociais.  Ao sabermos do ocorrido, contatamos a educanda e sua família para esclarecermos o fato. Na ocasião a mesma mostrou-se arrependida e apresentou publicamente uma carta de retratação.

Em respeito aos princípios da legalidade, ética, justiça e dignidade humana, segundo a nossa filosofia de gestão (TESE), reiteramos que não apoiamos e nem objetivamos causar danos ou difamar os membros da comunidade escolar ou a instituição citada.



Pacajus, 17 de fevereiro de 2014



Núcleo Gestor da EEEP José Maria Falcão

CIRCULOS DE LEITURA JMF

CÍRCULO JMF RECEBE VISITA DE SUPERVISÃO


As atividades do Círculo de leitura JMF têm inicio com a visita de supervisão de Catalina Pàges, idealizadora do projeto, visando intensificar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos multiplicadores e ajudá-los nessa nova etapa junto à escola Pe. Coriolano.

Houve também um momento para que fosse feita a apresentação aos professores da escola, o superintendente Ivanildo Ribeiro e a Coordenadora da EEM Pe. Coriolano Klebiane Evangelista pudessem conhecer melhor o projeto, que acontece em nossa escola desde agosto de 2012. Catalina falou sobre a metodologia, sobre as obras e leu com os docentes o conto A arte de ser feliz, de Cecília Meireles.

No círculo concêntrico, Pàges trabalhou com nossos 40 multiplicadores um texto de Bernado Toro sobre “É preciso aprender a amar”. Brotaram muitas ideias, discutimos sobre o amor, sobre música e ritmo, sobre perfeição, sobre amizade, buscando sempre relacionar as obras lidas pelo grupo. Ao fim, realizamos leituras de algumas cartas sobre Aretê, sobre sermos fidalgos e muita coisa boa aconteceu. 

Todos ficamos maravilhados com a simpatia de Catalina Pàges e com o projeto. Saímos mais empolgados com o que fazemos e isso é maravilhoso. tudo o que nos passado ampliou muito nossos conhecimentos, alinhando a teoria com que vivenciamos.

Agradecemos a oportunidade de compartilhar esse momento!

PROUNI

CANDIDATO NÃO CONVOCADO TEM ESTA QUINTA-FEIRA E A SEXTA PARA ADERIR À LISTA DE ESPERA
 Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 - 09:23

O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebe nesta quinta-feira, 13, e na sexta, 14, a adesão on-line à lista de espera de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. Podem integrar a lista os inscritos que ficaram fora das duas chamadas feitas pelo programa, em 20 de janeiro e no dia 3 último.

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. O integrante da lista terá os dias 19 e 20 próximos para apresentar a documentação na instituição de ensino na qual pretende estudar. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

Neste primeiro semestre, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.

A adesão à lista de espera deve ser feita na página do programa na internet, onde o candidato pode também conferir o cronograma completo do ProUni.

Assessoria de Comunicação Social
Fonte: http://portal.mec.gov.br

REPLICABILIDADE

PEDAGOGIA DO EXEMPLO
A Replicabilidade é uma prática nas Escolas Estaduais de Ensino Profissional. A EEEP José Maria Falcão traz esta ação já nos primeiros dias do ano letivo.
São selecionados alguns alunos dos 2º e 3º anos para atuarem como replicadores. Estes são responsáveis por escolherem os alunos novatos para durante o período de replicabilidade, que se dá nos dois primeiros dias letivos, informá-los acerca da filosofia que norteia esta escola, dos regimentos, das práticas educativas. Tudo vivenciado de forma lúdica, mas com  responsabilidade.

INICIO DO ANO LETIVO

E ASSIM COMEÇA 2014 NA EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO
Professores recepcionam os alunos com  boas vindas e mensagens de otimismo. Além da recepção fora disponibilizado um mural para que todos os alunos, tanto novatos quanto veteranos, pudessem deixar suas marcas e expectativas para o ano que se inicia., Para os alunos veterenos, já integrados com a filisofia da Escola Profissional, a continuidade de seus projetos de vida, já para os novatos a construção de seus projetos.
Mural 
Execução do Hino Nacional
A banda musical da escola canta na acolhida

Apresentação pelo Núcleo Gestor da equipe de professores
"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)