Projeto: Despertando o gosto pela literatura

 Roselena Fernandes
Coordenadora Pedagógica
Quem não já ouviu falar que o livro é “um gênero de primeira necessidade”? É assim que Ziraldo busca convencer a todos sobre o papel e a importância da leitura, pois é praticamente impossível viver no mundo sem ler. Desde cedo lemos e interpretamos o que está a nossa volta. Lemos o mundo, percebemos e interpretamos imagens e códigos... Começamos a entrar num mundo “letrado”. E é esse universo “letrado” que as palavras adquirem vários sentidos e várias conotações. A prática da leitura nos dias atuais está relacionada diretamente à cidadania, por isso, precisamos ler as palavras e o que está além das palavras. Precisamos ler para conhecer os assuntos / temas para nos manter atualizados, obter informações ou, como dizem os apaixonados pela literatura: “Para nos deleitarmos no prazer que a leitura proporciona”.

O projeto “Despertando o Gosto pela Literatura”, estimulará as inteligências multiplas, oferecerá a intertextualização, interdisciplinaridade e agregará valor ao aprendizado. Além de maximizar as competências e minimizar as fragilidades, a leitura dos clássicos através desse projeto, será gratificante tanto para o professor como para o estudante.

Partindo das dificuldades de leitura das obras clássicas da literatura , detectadas nos alunos da E.E.E.P. José Maria Falcão, que a linguagem utilizada pelos autores desses livros não agradam aos estudantes, fazendo com que os mesmos não se interessam pela leitura da obra e busquem meios alternativos como resumos para fazerem as provas, surgiu a necessidade de elaborar um projeto literário que despertasse o interesse e levasse o educando a interagir com a história dos livros clássicos. O projeto torna-se gratificante tanto para o professor quanto para o estudante, pois na literatura é possível trabalhar com a contemporização e com a pluralidade, provocando as competências adormecidas ou ignoradas, como a criatividade, a cidadania e a sociabilidade.

Atualmente os alunos estão lendo as obras: Senhora, Cinco Minutos, Sonhos de uma Noite de Verão e o Crime do Padre Amaro. A culminância da 1ª fase do projeto será no final do semestre com a realização do sarau literário.

Os textos abaixo mostram os comentários dos alunos referente ao livro “Senhora” de José de Alencar.

Gilherme Hermínio
Informática 1º ano
 "Um livro que ajudou na formação de várias pessoas. Senhora, é uma obra que retrata de forma bem clara e objetiva as características marcantes de antigamente; Como a submissão pelo dinheiro e o amor por puro interesse. Porém, nesta história, a reviravolta de valores e a sua linguagem formal prendem as pessoas a uma leitura interessante."



Brenda Elizabeth
Informática 1º ano
"É um livro complicado, pois utiliza uma linguagem muito formal e antiga, não se adapta à linguagem jovem."

 João Paulo
Informática 1º ano

"O livro “Senhora” conta basicamente a história de uma mulher que procura uma espécie de vingança, usando o mesmo objeto com o qual foi atingida... o dinheiro. É um ótimo romance, apesar da linguagem ser antiga, mas para quem gosta de ler é mais uma forma de aprendizagem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)