SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo loiro, traz na alma,
 quando não no corpo, a sombra, 
ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...” 
Gilberto Freire, Casa grande e senzala.
 
Na segunda-feira, dia 17, aconteceu na EEEP José Maria Falcão a abertura da Semana da Consciência Negra. O projeto denominado “África. O coração do Brasil. Minhas raízes contam minha história”, idealizado pelos professores Simony Santos, Adriano Anjos, Tiago Batista, Lenita Santos, Paulo Elienay e Nélio Rodrigues.

O projeto objetiva valorizar a cultura negra, seus afrodescendentes e afro-brasileiros na escola e na sociedade.

A abertura do projeto contou com a participação da comunidade de remanescentes dos Quilombolas da localidade da Base, alunos da escola Neli Gama Nogueira e do grupo de capoeira Água de beber. As comemorações foram encerradas com o desfile da Beleza Negra que teve como vencedores o casal Jamilly Nogueira e João Lucas, alunos dos 2º ano do curso de Secretaria Escolar e do curso de Informática, respectivamente.

Estiveram presentes na cerimônia a Secretária da igualdade racial de Pacajus, Helânia Lourenço, a Professora Edna Egídio, O presidente da Associação dos Remanescentes dos Quilombolas, senhor Sebastião Silva.

A culminância do projeto acontecerá no dia 05 de dezembro e conta com a participação de toda a comunidade escola. Venham prestigiar mais esse evento dos alunos JMF.



Algumas escolas investem em pessoas. Outras no futuro. 
A nossa investe no futuro das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)